Dois profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foram convidados a compor atividades promovidas pela Empresa Brasileira de çDz Hospitalares (Ebserh). O convite destaca o papel de referência que o hospital desempenha na rede nacional de hospitais universitários, além de reconhecer a contribuição de seus profissionais para a melhoria contínua dos serviços de saúde pública no Brasil.
O chefe do setor de Contabilidade do Humap-UFMS/Ebserh, Gustavo Fagundes, foi convidado para participar de discussões promovidas no Núcleo de Gestão de Custos da Ebserh, responsável por estabelecer diretrizes para padronizar a gestão de custos em toda a rede de hospitais universitários do Brasil. A padronização deve permitir com que todos os hospitais da rede aprimorem suas práticas financeiras, resultando em uma melhor utilização dos recursos e, consequentemente, em um serviço de saúde de maior qualidade para a população.
O profissional é reconhecido por sua atuação no gerenciamento eficiente de recursos e na busca por transparência financeira. “O convite para o Humap-UFMS/Ebserh integrar o Núcleo de Gestão de Custos da Ebserh é um reconhecimento do trabalho que realizamos na área contábil. A apresentação do fluxo de gestão de custos para a rede de hospitais é um passo fundamental para padronizar os processos de trabalho e oferecer uma visão mais clara e estratégica de como os custos são gerenciados. Esse tipo de iniciativa é essencial para garantir a eficiência e a sustentabilidade dos hospitais públicos”, afirmou.
A chefe da Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos, Tânia Cristina Gomes Bakargy, também foi convidada a participar das discussões. A profissional possui ampla experiência em planejamento e implementação de estratégias voltadas para a mitigação de riscos e a conformidade dos processos hospitalares. No evento, ela deve contribuir na busca por melhorias na gestão de riscos e no fortalecimento dos controles internos, aspectos fundamentais para a segurança e a eficiência das operações hospitalares.
Tânia Bakargy também representa o Humap-UFMS/Ebserh como membro titular na Comissão de Ética da Ebserh, instituída em 2014, que tem como missão assegurar que as ações e processos dentro da empresa sejam conduzidos de acordo com padrões éticos. A profissional ainda foi destaque nas comemorações dos 10 anos da Comissão de Ética da Ebserh, realizadas em 13 de setembro, para impulsionar discussões sobre ética nas práticas administrativas e hospitalares.
A chefe de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos destaca a importância do debate sobre princípios éticos para nortear as ações dos agentes públicos. “Isso contribui diretamente para o fortalecimento da imagem e da integridade institucional da empresa. As palestras foram muito enriquecedoras, principalmente pela profundidade das reflexões sobre um tema tão essencial para todos nós. Estamos muito felizes com o sucesso do evento e com a participação ativa de todos os envolvidos”, disse Tânia.
Texto: Alíria Aristides, com informações de Humap-UFMS/Ebserh