ձëг

Professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação realizam apresentações na Europa

Os professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim realizaram concertos, masterclasses e palestras na Europa, com obras do século 19, escritas para violão, e poesias de autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). As apresentações do Duo Amábile foram realizadas em Nepomuc, República Tcheca, e em Aveiro, Portugal, como parte da programação do Festival de Outono.

Nessa turnê na Europa, a primeira apresentação do Duo foi realizada no dia 23 de novembro no Museu São João Nepomuceno, com a participação da cantora tcheca Anita da Conceição, filha de pai brasileiro. O professor Marcelo Fernandes utilizou uma réplica de um violão do século 19, com o intuito de levar ao público uma sonoridade que remete à época. Em um segundo momento, foram apresentadas canções autorais escritas a partir de textos de poetas da ASL, como Rubenio Marcelo, Raquel Naveira, Delasnieve Daspet e Carlos Nejar. Em Portugal, o concerto foi realizado na Igreja das Carmelitas e, além do repertório apresentado na República Tcheca, o Duo incluiu canções portuguesas, interpretadas pela professora Ana Lúcia Gaborim.

O professor Marcelo Fernandes destaca a relevância do Duo Amábile para sua carreira. “A primeira vez que eu saí do Brasil para estudar foi para o Uruguai, em 1996, para estudar violão e a primeira grande turnê da minha vida, em que fiquei três meses tocando na França, foi em 2000. O Duo é bem recente, tem três anos, mas o interessante é que posso experimentar minhas composições e contar com uma cantora ao meu lado, já que normalmente trabalho com violão clássico solo, o que de certa forma restringe o público. O violão clássico não tem sotaque, ele não fala português, ainda que eu sempre toque repertório nacionalista brasileiro. Então, o Duo é importante para minha carreira, claro, mas, mais do que isso, é a oportunidade de comunicar nossa arte no Velho Continente”, enfatiza.

O docente também ressalta a importância da internacionalização da Universidade e da valorização das músicas escritas com base na literatura sul-mato-grossense. “Nós fizemos um repertório com canções originais, produção da UFMS, escritas a partir de textos de poetas de Mato Grosso do Sul. Foram muito bem recebidas em Portugal, e a literatura sul-mato-grossense, assim como as canções, foi bastante elogiada. Foi realmente especial para a internacionalização da UFMS e do Estado”, complementa.

Além das apresentações, o professor Marcelo Fernandes ministrou uma palestra na Universidade de Aveiro para estudantes de graduação, mestrado e doutorado sobre a contribuição do compositor Camargo Guarnieri para o repertório do violão clássico e incluiu uma discussão sobre a história da música clássica brasileira. Ele também ministrou masterclasses para os alunos da classe de violão, com foco em obras clássicas e contemporâneas para violão solo.

Duo Amábile

Ana Lúcia Gaborim é professora do Curso de Licenciatura em Música e do Mestrado Profissional em Artes. Ela também é integrante da diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros e fundadora da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul. O professor Marcelo Fernandes, por sua vez, é docente do Curso de Licenciatura em Música, premiado internacionalmente, e autor do . Além de serem parceiros nos palcos, os docentes são casados há 30 anos.

Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fotos: Arquivo dos professores