ÈÕ±¾ÎÞëÖгö

Exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos chegam aos °äâ³¾±è³Ü²õ de Chapadão do Sul e Coxim

As exposições UFMS 45 Anos e UFMS Além dos Olhos estão disponíveis para visitação nos °äâ³¾±è³Ü²õ de Chapadão do Sul (CPCS) e Coxim (CPCX) até o dia 13 de novembro. A visita às exposições permite conhecer a história e as conquistas da Universidade ao longo dos seus 45 anos e conferir as fotos vencedoras do concurso fotográfico que vão compor o calendário institucional de 2025.

A exposição UFMS 45 Anos foi desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), organizada em formato de linha do tempo. A mostra reúne dados, curiosidades e momentos marcantes da trajetória da Universidade. As imagens e informações que compõem a exposição são fruto do trabalho de resgate do acervo institucional, promovido pelo Arquivo Central desde 2019.

Também organizada pela Agecom, a exposição UFMS Além dos Olhos reúne uma seleção de registros fotográficos feitos por estudantes e servidores que representam o cotidiano, cultura, arquitetura, sustentabilidade e riqueza natural dos câmpus da Universidade. Em sua 8ª edição, o concurso também celebra os 45 anos de Federal, destacando, por meio de imagens, a importância da Instituição para a comunidade universitária e a sociedade como um todo.

O diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastaldi, relata que as exposições atraem atenção tanto da comunidade universitária quanto da população local. “Todo o material já está em exposição e achamos bastante interessante o resultado até o momento. Muitas vezes, o pessoal aqui na cidade tem a impressão de que a UFMS é uma Instituição nova porque iniciou suas atividades em Chapadão do Sul em 2006. Poucas pessoas conheciam toda essa história e a gente observou que realmente chamou a atenção, o pessoal estava focado ali, tentando entender toda essa trajetória, é realmente uma oportunidade para nós conhecermos essa realidade. A exposição UFMS Além dos Olhos também chamou a atenção, principalmente por termos duas imagens do CPCS que fazem parte da exposição. Isso mostra que os câmpus são levadas em consideração, que nós participamos em igualdade de condição de todos esses eventos promovidos pela UFMS”, avalia.

A diretora do CPCX, Silvana Aparecida da Silva Zanchett, também afirma que as exposições representam uma oportunidade para a nossa comunidade local. “A exposições não apenas celebram a história e os avanços da UFMS ao longo de quatro décadas e meia, mas também promovem o contato direto com o patrimônio cultural e científico da Instituição. Para a comunidade universitária e a população de Coxim, trata-se de uma ocasião única de contemplação e valorização das conquistas, desafios e contribuições da UFMS para a educação e desenvolvimento regional. Além disso, as exposições estimulam a reflexão sobre o impacto da Universidade na sociedade e inspiram novas gerações ao destacar a importância do conhecimento e da inovação. A mostra oferece uma visão envolvente da história da UFMS e, ainda, o olhar captado por lentes no dia a dia na UFMS”.

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: Arquivo dos câmpus