Avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) atribuiu nota máxima ao Curso de Letras-Português e Espanhol da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Entre os critérios levados em consideração para o alcance do conceito cinco, estão a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.
“A nota máxima é muito importante para o curso, pois evidencia o bom trabalho que tem sido feito e nos dá ânimo para continuarmos com nossas atividades de alta formação em línguas e literaturas portuguesa, brasileira e espanhola”, celebrou o diretor da Faalc, Gustavo Rodrigues Penha. “Trata-se de uma área estratégica para o país, em especial para MS, por possibilitar uma melhor integração cultural e econômica com os demais países latino-americanos. Assim, o curso se apresenta com um importante foco de resistência e crítica, sendo conduzido cotidianamente por pessoas bastante apaixonadas pela área”, acrescentou.
Para a coordenadora do curso, Damaris Pereira Santana Lima, o resultado traz o reconhecimento do trabalho e esforço de professores, técnicos e estudantes. “Atribui-se a nota atual à qualidade do corpo docente, que é quase 100% de doutores, bem como à dedicação integral de todos, também à dedicação dos estudantes e o suporte técnico oferecido pela instituição, que tem melhorado a cada ano”, afirmou.
A avaliação do MEC é organizada em três dimensões. Ao avaliar a organização didático-pedagógica, os avaliadores levam em consideração as políticas institucionais no âmbito do curso, os objetivos do curso, o perfil do egresso, a estrutura e conteúdo curriculares, metodologia e procedimentos de ensino e questões relacionadas ao estágio supervisionado.
Ao avaliar o corpo docente, são consideradas a atuação do coordenador e dos demais professores, o regime de trabalho do corpo docente, a experiência de exercício da docência na educação básica, a experiência da docência no ensino superior, a produção científica dos docentes e a atuação do colegiado do curso.
Já quanto à infraestrutura, as considerações são relacionadas ao espaço de trabalho do coordenador, dos docentes, dos técnicos, bem como das salas de aula e dos laboratórios.
A Licenciatura em Letras – Português e Espanhol da Faalc é desenvolvida na modalidade presencial na Cidade Universitária, com a oferta anual de 50 vagas.
Reconhecimento
Além de Letras – Português e Espanhol da Faalc, foram reconhecidos também com nota máxima em 2024 os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância; o Curso de Letras – Português e Inglês do âܲ do Pantanal; o Curso de Direito do âܲ de Coxim; além dos bacharelados em Artes Visuais, da Faalc; em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências; em Química Tecnológica, do Instituto de Química; em História, da Faculdade de Ciências Humanas; e em Geografia, do âܲ de Aquidauana e do âܲ de Três Lagoas.
Texto: Ariane Comineti